sexta-feira, 13 de julho de 2018

Se tornando a irmã mais velha....


Cecília tem 5 anos e faz um tempo que começou a pedir uma irmãzinha. Quando contamos a novidade, ela ficou toda feliz e assim permaneceu a gravidez toda, sempre perguntando ansiosa sobre a irmã, fazendo planos pras duas e ajudando em tudo o que consegue fazer.
Maaaas como já era o esperado, ela tem regredido um pouco querendo ser bebezinha também e requer muito mais atenção do que antes. Às vezes temos que ceder para as gracinhas que ela faz, mas também temos que explicar que ela não é mais bebê e sim uma mocinha e que isso não a faz ser menos amada do que a Helena, mas é difícil entender, mesmo porque agora ela vai passar por muita mudança, uma nova pessoinha na família, uma nova casa, uma nova escola, ter que dividir a mamãe, enfim, é muita coisa pra cabecinha dela processar.

Eu a incluo em tudo o que é possível, escolha das roupinhas da Helena, ela ajuda arrumar gaveta, escolher cor de quarto, está empolgada com o quarto novo dela e isso tem ajudado bastante para que ela acostume com todas as mudanças.
Sei que depois do nascimento da Helena as coisas podem ficar um pouquinho mais complicadas com relação ao ciúme, mas tenho lido bastante sobre o assunto e  tenho planejado como fazer as coisas de forma que ela não se sinta excluída e sim cada vez mais envolvida com a nova vida que vamos levar.
Cecília é uma criança muito especial e esperta e principalmente muito amorosa e também muito sensível, mas sei que ela vai tirar de letra a promoção para irmã mais velha.


Sabemos que o primeiro filho deve entender que a vida muda, que ele precisa se acostumar com tudo, mas entendam, as crianças não aceitam as mudanças tão fácil, nem nós adultos aceitamos não é? Por isso, tudo é um processo lento e tenha certeza que os pais também estão fazendo o possível para essa adaptação.

Como a bebê vai receber muitas visitas no começo, deixo aqui algumas diquinhas pra quem vai visitar um bebê que tenha um irmão mais velho:

- Cumprimente primeiro o irmão mais velho, assim ele vai se sentir tão importante quanto é.
- Compreenda as atitudes dele, não o corrija caso ele faça alguma gracinha, tenha certeza que os pais conversam com ele sobre isso.
- Não fique só perguntando sobre o irmãozinho, questione também a rotina dele, as coisas que ele gosta.
- Não se incomode se os pais não abrirem as lembrancinhas na frente do irmão mais velho, compreendam que às vezes ele não entenda ainda porque o irmãozinho está recebendo tanta atenção assim.

Garanto que isso ajuda muito!


Obrigada gente, até a próxima!


0 comentários:

Postar um comentário

 

De repente mãe...de novo! Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template